. CCDR trava prospecções no...
. Convite para audição públ...
. Presidente do INAG desmen...
. A todos os amigos e visit...
. Partido “Os Verdes” diz q...
. Montesinho terá energia e...
. O Governo ainda não sabe ...
. Governo aprova Programa N...
. Este blog também está de ...
. Autocarro avariado acende...
. Homenagem A Florencia e à...
. Debate em Mirandela - Inf...
. Estalou o verniz ao Gover...
. Barragem vai afogar linha...
. Contra o fecho da Urgênci...
. A minha mãe partiu para o...
. Água castanha obriga Câma...
. Funcionários públicos - A...
. Mais pobres pagam cada ve...
. Música medieval em Carraz...
. Imagens do blog do amigo ...
. Ministra da Educação - Ga...
. Encerramento das Urgência...
. As grandes questões do no...
. Ministro da má saúde dos ...
. Parque de campismo flutua...
. os perigos de dizer a ver...
. "Faça dos outros estúpido...
. O Engenheiro Areias / Est...
. A 30 de Maio os trabalhad...
. convite
. As imagens valem por mil ...
. Última hora / Murça: mini...
. Sócrates pediu o esforço ...
O desenvolvimento das termas de S. Lourenço, em Carrazeda de Ansiães, está novamente parado. Desta vez, por causa da provável construção de uma barragem hidroeléctrica na foz do rio Tua. É que se a albufeira atingir a cota máxima prevista (195) obrigará a repensar o planeamento do local, que prevê também a reabilitação da pequena localidade pertencente à freguesia de Pombal, encravada na encosta íngreme do rio Tua, em contexto paisagístico deslumbrante.
O projecto de requalificação daquelas termas tem conhecido altos e baixos nos últimos anos, apesar de ser unânime entre as forças vivas locais que se trata de um, se não o mais importante, potencial turístico do concelho. Aliás, nos últimos processos eleitorais para a Autarquia constou sempre das prioridades de todos os candidatos. A par das potencialidades dos vales dos rios Douro e Tua, S. Lourenço encaixa nas ambições de quem vê no turismo a única saída para o crescimento económico do Município.
O autarca social-democrata, Eugénio de Castro, esperava que tudo tivesse "corrido melhor" desde que se iniciou o processo de recuperação do local, mas a burocracia, primeiro para legalizar as águas sulfurosas ( o contrato de exploração foi conseguido apenas em 2005) e depois para aprovar o plano de pormenor, fizeram com que se arrasta-se quase indefinidamente. Agora, a perspectiva da barragem no Tua voltou a estancar o dossiê.
Entretanto, o vereador socialista , Augusto Faustino, acusou o Executivo social-democrata de não ter as melhores ideias para as termas. Entende que o plano de pormenor que a Câmara quer executar "não faz sentido" e, por isso, "devia desistir dele". O que tem lógica, na sua opinião, é que se "procure um investidor dentro da área do termalismo", sendo que terá de ser este a "verter no projecto as suas ideias para o local". De outra forma, "será um erro". "Erro crasso é o do Sr. Faustino, que confunde planos de pormenor com projectos", responde o presidente da Câmara.
Eduardo Pinto. In: Jornal de Notícias