.posts recentes

. LINHA DO TUA

. CCDR trava prospecções no...

. Adorei este artigo!

. Factura EDP

. Os lobos da governança

. Convite para audição públ...

. Presidente do INAG desmen...

. Barragem de Foz Tua

. A todos os amigos e visit...

. Partido “Os Verdes” diz q...

. Montesinho terá energia e...

. O Governo ainda não sabe ...

. Barragem do Tua

. Governo aprova Programa N...

. Tente acertar!

. Este blog também está de ...

. Gato Fedorento / para rir

. República dos bananas

. As mãos limpas

. Autocarro avariado acende...

. Homenagem A Florencia e à...

. Salvem a Linha do Tua

. Debate em Mirandela - Inf...

. Estalou o verniz ao Gover...

. Barragem vai afogar linha...

. Contra o fecho da Urgênci...

. Tratados como animais!

. A minha mãe partiu para o...

. Água castanha obriga Câma...

. Funcionários públicos - A...

. A lei da selva

. Mais pobres pagam cada ve...

. Música medieval em Carraz...

. Imagens do blog do amigo ...

. Ministra da Educação - Ga...

. Encerramento das Urgência...

. As grandes questões do no...

. Ministro da má saúde dos ...

. Parque de campismo flutua...

. os perigos de dizer a ver...

. "Faça dos outros estúpido...

. O deserto da Margem Sul

. O Engenheiro Areias / Est...

. Apoio à Greve Geral

. A 30 de Maio os trabalhad...

. convite

. As imagens valem por mil ...

. Mapa de Portugal

. Última hora / Murça: mini...

. Sócrates pediu o esforço ...

.arquivos

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

Em destaque no SAPO Blogs
pub
Sexta-feira, 20 de Julho de 2007

Água castanha obriga Câmara a encerrar piscina

A Câmara de Carrazeda de Ansiães decidiu ontem encerrar a banhos as piscinas descobertas por causa da má qualidade da água. Apesar de não ter problemas relacionados com bactérias, apresenta uma cor acastanhada, resultado da presença de ferro e manganês. Às voltas com dificuldades semelhantes encontra-se a empresa Águas de Carrazeda que assegura o abastecimento a domicílio. Somam-se as queixas relativas à cor do líquido que sai da torneira, que por vezes mais parece chá, e que já causou alguns prejuízos.

O delegado de saúde de Carrazeda, Luís Sá, garante que "as análises efectuadas não revelaram problemas bacteriológicos, pelo que as pessoas podem estar descansadas em relação a eventuais riscos para a saúde". Porém, diz "não estar satisfeito" com o aspecto da água, pois "tem uma cor que não devia ter". Ora, segundo Luís Sá, esta tonalidade é causada pela presença de quantidades "acima do normal" de Ferro e Manganês na água proveniente da albufeira da Fontelonga, que dá de beber a quase todo o município e a partir da qual se encheu a piscina.

O administrador da Águas de Carrazeda, Francisco Morais, explica o caso com a eutrofização da barragem, na sequência dos últimos anos de seca, que a deixaram quase vazia. O processo de enchimento durante o último Inverno fez com que "houvesse desprendimento de substâncias das lamas do fundo, como o Manganês, tornando-se solúvel". A reacção deste metal com os produtos de tratamento acabou por dar uma tonalidade castanha à água. "Estamos a proceder às afinações necessárias para resolver o problema", garantiu aquele responsável, notando que "a inconstância da meteorologia, este verão, também não ajuda nada".

A empresa esta a experimentar captar a água mais à superfície, para ver se a presença dos metais diminui. Três especialistas em Química deslocaram-se às piscinas para estudar o problema e tentar encontrar uma solução. "Vamos instalar filtros específicos mas não podemos prever quanto tempo vamos ter as piscinas encerradas", adiantou o presidente do município, Eugénio de Castro.

Enquanto a Câmara procura solução para tornar a piscina azul e a Águas de Carrazeda tenta devolver líquido incolor às torneiras dos domicílios, os carrazedenses lamentam-se e protestam.

Vasco Sousa, 15 anos, e Tiago Alegre, 16, costumam passar os seus dias nas piscinas "É o único sítio para os nossos momentos de lazer". Vão para "apanhar sol e relaxar", porque meter-se na água dá-lhes "algum nojo" e motiva-lhes "receio de apanhar doenças".

Maior problema é o de Fernando Figueiredo "várias peças de roupa boa irrecuperáveis, com manchas castanhas provocadas pela água na máquina de lavar". Já foi queixar-se à sede da Águas de Carrazeda, onde apresentou os prejuízos. "Estou aborrecido com esta situação, parece que a roupa está enferrujada", desabafou, esclarecendo que nem sequer está a "requerer uma indemnização". Apenas exige mais "responsabilidade" da empresa para que estas situações não se verifiquem no futuro.

 

In: Jornal de Notícias


publicado por laura_ceu às 15:27

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.tags

. todas as tags