. CCDR trava prospecções no...
. Convite para audição públ...
. Presidente do INAG desmen...
. A todos os amigos e visit...
. Partido “Os Verdes” diz q...
. Montesinho terá energia e...
. O Governo ainda não sabe ...
. Governo aprova Programa N...
. Este blog também está de ...
. Autocarro avariado acende...
. Homenagem A Florencia e à...
. Debate em Mirandela - Inf...
. Estalou o verniz ao Gover...
. Barragem vai afogar linha...
. Contra o fecho da Urgênci...
. A minha mãe partiu para o...
. Água castanha obriga Câma...
. Funcionários públicos - A...
. Mais pobres pagam cada ve...
. Música medieval em Carraz...
. Imagens do blog do amigo ...
. Ministra da Educação - Ga...
. Encerramento das Urgência...
. As grandes questões do no...
. Ministro da má saúde dos ...
. Parque de campismo flutua...
. os perigos de dizer a ver...
. "Faça dos outros estúpido...
. O Engenheiro Areias / Est...
. A 30 de Maio os trabalhad...
. convite
. As imagens valem por mil ...
. Última hora / Murça: mini...
. Sócrates pediu o esforço ...
A Câmara de Carrazeda de Ansiães decidiu ontem encerrar a banhos as piscinas descobertas por causa da má qualidade da água. Apesar de não ter problemas relacionados com bactérias, apresenta uma cor acastanhada, resultado da presença de ferro e manganês. Às voltas com dificuldades semelhantes encontra-se a empresa Águas de Carrazeda que assegura o abastecimento a domicílio. Somam-se as queixas relativas à cor do líquido que sai da torneira, que por vezes mais parece chá, e que já causou alguns prejuízos.
O delegado de saúde de Carrazeda, Luís Sá, garante que "as análises efectuadas não revelaram problemas bacteriológicos, pelo que as pessoas podem estar descansadas em relação a eventuais riscos para a saúde". Porém, diz "não estar satisfeito" com o aspecto da água, pois "tem uma cor que não devia ter". Ora, segundo Luís Sá, esta tonalidade é causada pela presença de quantidades "acima do normal" de Ferro e Manganês na água proveniente da albufeira da Fontelonga, que dá de beber a quase todo o município e a partir da qual se encheu a piscina.
O administrador da Águas de Carrazeda, Francisco Morais, explica o caso com a eutrofização da barragem, na sequência dos últimos anos de seca, que a deixaram quase vazia. O processo de enchimento durante o último Inverno fez com que "houvesse desprendimento de substâncias das lamas do fundo, como o Manganês, tornando-se solúvel". A reacção deste metal com os produtos de tratamento acabou por dar uma tonalidade castanha à água. "Estamos a proceder às afinações necessárias para resolver o problema", garantiu aquele responsável, notando que "a inconstância da meteorologia, este verão, também não ajuda nada".
A empresa esta a experimentar captar a água mais à superfície, para ver se a presença dos metais diminui. Três especialistas em Química deslocaram-se às piscinas para estudar o problema e tentar encontrar uma solução. "Vamos instalar filtros específicos mas não podemos prever quanto tempo vamos ter as piscinas encerradas", adiantou o presidente do município, Eugénio de Castro.
Enquanto a Câmara procura solução para tornar a piscina azul e a Águas de Carrazeda tenta devolver líquido incolor às torneiras dos domicílios, os carrazedenses lamentam-se e protestam.
Vasco Sousa, 15 anos, e Tiago Alegre, 16, costumam passar os seus dias nas piscinas "É o único sítio para os nossos momentos de lazer". Vão para "apanhar sol e relaxar", porque meter-se na água dá-lhes "algum nojo" e motiva-lhes "receio de apanhar doenças".
Maior problema é o de Fernando Figueiredo "várias peças de roupa boa irrecuperáveis, com manchas castanhas provocadas pela água na máquina de lavar". Já foi queixar-se à sede da Águas de Carrazeda, onde apresentou os prejuízos. "Estou aborrecido com esta situação, parece que a roupa está enferrujada", desabafou, esclarecendo que nem sequer está a "requerer uma indemnização". Apenas exige mais "responsabilidade" da empresa para que estas situações não se verifiquem no futuro.
In: Jornal de Notícias